dra-lilian_dermato_logo-01

Bioestimuladores de colágeno

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Bioestimuladores de colágeno

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Bioestimuladores de colágeno

Produtos que estimulam a produção endógena desta proteína e ajudam a recuperar a qualidade da pele.

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura da pele. Sabemos que com o passar do tempo, principalmente a partir dos 25 anos, há uma redução drástica na produção dessa proteína e começa-se a perceber sinais de flacidez.

Os bioestimuladores são produtos que, ao serem injetados na pele, estimulam o organismo a melhorar a produção endógena de colágeno perdida com o tempo. No meio profissional, os bioestimuladores também são conhecidos pelos nomes comerciais de sculptra, radiesse, elleva e ellansé.

Neste texto, você entenderá para que serve o colágeno e como os produtos agem para aumentar a síntese dessa proteína tão importante para a firmeza e sustentação da pele.

O que são bioestimuladores de colágeno?

São substâncias aplicadas normalmente na face e no corpo para estimular a produção de novas fibras de colágeno. Elas asseguram a melhora no aspecto da pele, minimizando as linhas de expressão, diminuindo a flacidez e proporcionando uma pele mais uniforme, podendo ser utilizadas tanto na face quanto em regiões corporais.

A aplicação pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens. Na face, ela melhora a definição do contorno, as linhas de expressão, diminui a flacidez e proporciona uma pele mais uniforme. Já no corpo, auxilia no tratamento da flacidez corporal, coxas e braços, podendo melhorar também o aspecto da celulite.

Continue lendo para saber ver as perguntas mais frequentes sobre o uso da susbtância.

Perguntas frequentes

1. Qual a composição dos bioestimuladores de colágeno?

Existem atualmente no mercado três apresentações diferentes de substâncias que contêm bioestimuladores de colágeno, sendo elas: ácido polilático (nomes comerciais sculptra e elleva); hidroxiapatita de cálcio (nome comercial radiesse); e policaprolactona (nome comercial ellansé).

2. Como funciona a aplicação?

A aplicação é realizada em consultório pelo médico dermatologista. Primeiramente, são definidas as regiões e é feito um plano de aplicação específico para o paciente de acordo com a sua necessidade individual.

Nos tratamentos faciais, geralmente as regiões mais indicadas são: tratamento das maçãs,  tratamento da região próxima ao canto das orelhas para proporcionar um efeito lifting e da região temporal. No corpo, pode ser aplicado com várias técnicas diferentes, mas também com um plano individualizado de acordo com o grau de flacidez podendo, inclusive, ser necessário mais de uma ampola por sessão.

Para a aplicação, pode ser utilizada a anestesia local em creme ou pontos conhecidos por botões anestésicos além da anestesia infiltrativa.

3. O que esperar do resultado?

Com a aplicação dessas substâncias, a pele reage intensificando sua produção de novas fibras de colágeno (tipo I e III e elastina), contribuindo para a sustentação da face e uma aparência naturalmente mais jovial e menos flácida.

Entretanto, não espere por um efeito imediato. Os efeitos começam a surgir a partir de 15 dias, atingem seu clímax em aproximadamente 40 dias. O produto fica na pele por cerca de um à dois anos. Optar por outros procedimentos em paralelo ao bioestimulador é uma excelente alternativa para potencializar os resultados. É muito interessante associar os bioestimuladores de colágeno com tecnologias como ultrassom microfocado, radiofrequência e outros lasers, além da possibilidade de associação com a toxina botulínica para um tratamento melhor do terço superior da face.

4.  Quantas aplicações são necessárias?

O tratamento pode variar muito conforme o paciente, o grau de flacidez, o grau de envelhecimento e a área de aplicação.

Dependendo do tipo de bioestimulador, podem ser indicadas  3 sessões para um melhor resultado. Alguns produtos já apresentam um resultado ideal na estimulação de colágeno mesmo com apenas uma sessão. Quando são realizadas mais de uma sessão, o intervalo indicado entre as mesmas é em torno de 40 dias. Idealmente é necessário avaliar anualmente a necessidade de novas sessões para manutenção dos  resultados.

5. Pode ser aplicado em quais partes do rosto?

Os bioestimuladores podem ser aplicados na região das maçãs (bochechas), na mandíbula, na região pré-auricular e na região temporal.

Preferencialmente, ele não deve ser aplicado  na área do bigode do chinês, boca ,olhos e olheiras, entre outras.

6. Quais os riscos dos bioestimuladores de colágeno?

É um procedimento simples e pode ser feito em consultório, entretanto, como qualquer procedimento estético, o cuidado do profissional é fundamental para evitar equimoses e inchaços na pele.

No geral, é possível continuar a rotina tranquilamente, basta evitar esforço físico por um ou dois dias e se manter longe de piscinas e saunas por 24 horas para diminuir os riscos de contaminação.

Seguindo os cuidados necessários, é possível realizar o tratamento sem complicações, mantendo a pele saudável e bonita por muito mais tempo.

7. Quais são as contraindicações?

A aplicação é contraindicada para gestantes, pacientes em aleitamento materno exclusivo, pacientes com doenças autoimunes em atividade e infecções no local da aplicação.

8. O procedimento pode ser realizado no verão?

Sim, pois é um procedimento seguro que não traz nenhum dano à superfície da pele.

9. “Já realizei preenchimento com ácido hialurônico, posso realizar tratamento com bioestimulador de colágeno?”

Sim, de acordo com a análise do médico que realizará a aplicação, pois as duas substâncias são compatíveis desde que seja realizada a técnica correta de aplicação de acordo com a profundidade e a região.

10.  “Tenho preenchimento definitivo com PMMA (polimetilmetacrilato) feito no passado, posso realizar tratamento com bioestimulador?”

Nesses casos o ideal seria evitar a aplicação do bioestimulador de colágeno na região onde já existe um preenchedor definitivo. Isso porque, quando uma nova substância é colocada próxima ao polimetilmetacrilato, aumentam as reações locais deste produto através de uma resposta autoimune.

Neste caso, deve ser realizado um ultrassom dermatológico para o mapeamento das áreas onde existem preenchedor definitivo. Após este exame, os bioestimuladores podem ser realizados com mais segurança nas áreas livres de polimetilmetacrilato.

11.  Como atingir melhores resultados com a aplicação do bioestimulador de colágeno?

Tanto nos tratamentos faciais quanto corporais é muito importante o controle dos radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo para um estímulo de colágeno mais efetivo.

Desse modo, para potencializar o resultado, é preciso ter uma dieta rica em alimentos naturais, ingerir pelo menos dois litros de água por dia e consumir uma quantidade adequada de proteínas de acordo com o peso e a atividade física diária .

Para os tratamentos corporais, além das ações já citadas, é importante manter uma atividade física regular de no mínimo 3 vezes por semana para potencializar o resultado da aplicação.

12.  É interessante utilizar o colágeno oral associado ao bioestimulador de colágeno?

Sim, pois o colágeno oral contará como um suplemento alimentar que fornecerá uma quantidade mínima de colágeno para a pele ter maior suporte e somar com o resultado do procedimento injetado.

Conte sempre com um profissional experiente para realizar essa aplicação, pois a

habilidade do médico faz toda a diferença no resultado da aplicação.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Sidiane Ferreira
Sidiane Ferreira
Melhor Dermato! Tenho uma assimetria de face, o que torna mais delicado os procedimentos e ela sempre acerta!
beatriz silveira
beatriz silveira
Dra Lilian transmite confiança e segurança com gentileza. Profissional dedicada.
Jacques Machado
Jacques Machado
Sempre muito bem atendido e recebendo tratamentos dermatológicos de ponta. Excelente profissional!!!
Lisie De Luca Maciel
Lisie De Luca Maciel
Profissional dedicada e competente! 😍😍🤞
Tatiana Freitas
Tatiana Freitas
É sempre uma experiência muito agradável ser atendida pelas mãos de anjo da Dr. Lilian! Profissional cuidadosa e atualizada . O consultório tem um ambiente acolhedor desde a recepção.Super recomendo!
Andresa Florianópolis
Andresa Florianópolis
Tive o imenso prazer de ser atendida pela Dra. Me senti segura, acolhida e realmente cuidada. Meu caso foi solucionado logo no primeiro tratamento o que confirma seu conhecimento e capacidade. Pessoa simpática, educada e também "linda por fora". Adorei, super indico.
Luana Schmitt
Luana Schmitt
Excelente profissional! Super atenciosa, com explicações detalhadas, sempre investigando inúmeras possibilidades, só elogios e agradecimento ao atendimento de sempre da doutora Lilian!
Leandro Abel
Leandro Abel
Dra Lilian é uma excelente profissional, cuida dos seus pacientes como poucos médicos. Na consulta, explica tudo bem detalhado e nos deixa bem a vontade.
Sabrina Segalla
Sabrina Segalla
Dra. Lilian. Experiente, explicou muito bem, me senti confortável para escolher o melhor tratamento. Amei o resultado.
Entrar em contato
Agende sua Consulta!
Dra Lilian Dermatologista
Olá, acessei o site e gostaria de informações adicionais sobre a consulta da Dra Lilian!