dra-lilian_dermato_logo-01

Preenchimento labial

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Preenchimento labial

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Preenchimento Labial

O preenchimento labial é o procedimento através do qual tratamos a região dos lábios utilizando ácido hialurônico injetável.  Este procedimento, muito procurado nos dias atuais, tem as seguintes finalidades:

  1. Aumentar o volume dos lábios
  2. Definir o contorno labial, sem aumentar o seu volume
  3. Corrigir possíveis assimetrias labiais
  4. Hidratar a mucosa dos lábios trazendo um aspecto mais saudável

Quem pode realizar este tratamento?

O preenchimento labial pode ser realizado por qualquer paciente após indicação dermatológica.

Qual a idade mínima para aplicação de ácido hialurônico labial?

Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o procedimento, que dependerá da avaliação minuciosa durante a consulta dermatológica.

Quanto tempo, após a aplicação, aparecem os efeitos do preenchimento de ácido hialurônico na região dos lábios?

Quando a técnica empregada é para volumização ou para correção de assimetrias, os resultados podem ser visualizados imediatamente após a aplicação, porém são necessários aproximadamente 15 dias para o resultado final, tempo suficiente para amenizar o edema (inchaço) e serem absorvidos possíveis hematomas. Quando o objetivo é a hidratação, o resultado também é sentido de imediato, mas é potencializado gradualmente ao longo dos dias, devido ao efeito hidroscópico (atrair água) do ácido hialurônico.

Quanto tempo duram os resultados deste tratamento?

O resultado do tratamento de ácido hialurônico na região dos lábios, dura em média 12 meses, dependendo da densidade e característica do produto utilizado. Mas na minha experiência pessoal, esse tempo pode variar consideravelmente, por isso é importante acompanharmos o paciente e avaliarmos fatores individuais que podem influenciar diretamente nessa duração.

Posso injetar seringas adicionais enquanto ainda estou com efeito do meu primeiro tratamento?

A duração do resultado é em média anual, mas conforme o planejamento feito na avaliação inicial seringas adicionais podem ser injetadas a qualquer momento quando necessário para se obter melhor resultado.

Após o término do efeito, a reaplicação é obrigatória?

Não. Mas a maioria dos pacientes, fica muito satisfeito com as melhorias que este tratamento proporciona e por isso acaba mantendo o tratamento anualmente.

Quanto tempo leva o procedimento e como é a aplicação?

O procedimento é realizado no consultório dermatológico. Utilizo creme anestésico local e resfriamento com gelo. Em casos específicos utilizo anestesia de bloqueio (injetável). O tempo de procedimento é variável, pois depende da quantidade de seringas planejadas para serem injetadas na mesma sessão, mas uma média de 40 minutos até 1 hora pode ser necessário para realizarmos este tratamento.

Existem tipos diferentes de ácido hialurônico para serem injetados nos lábios?

Sim, os ácidos hialurônicos podem ser diferentes entre si. Isso implica em diferentes características, entre elas posso citar a densidade e capacidade de absorção ao longo do tempo por exemplo. Por isso é importante escolher o subtipo mais indicado para cada paciente. Também existem diferentes marcas. Na minha prática dermatológica, utilizo as marcas nas quais mais confio e que os laboratórios fabricantes estão há mais tempo no mercado. Isso minimiza os riscos de complicações locais.

Algum outro produto pode substituir o ácido hialurônico para o tratamento labial?

Não, somente o ácido hialurônico pode ser injetado nessa região.

Tenho preenchimento definitivo de metacril na mesma região, posso realizar o preenchimento com ácido hialurônico mesmo assim?

Nesse caso é necessário realizar um exame de imagem chamado ultrasson dermatológico para mapear o produto definitivo e ver se é possível realizar o preenchimento com ácido hialurônico. Pois preferencialmente, o ácido hialurônico não deve ser aplicado no mesmo local dos preenchimentos definitivos.

Como posso realizar este procedimento com segurança?

Este procedimento requer conhecimento médico, técnica e treinamento adequados. Por isso deve ser aplicado por médicos, preferencialmente dermatologistas. A experiência do profissional, influencia diretamente na qualidade do resultado e também minimiza consideravelmente o risco de complicações.

Como obter um resultado natural?

O resultado natural pode ser obtido quando o procedimento é realizado por profissional experiente que seja capaz de individualizar o tratamento. O tratamento deve ser personalizado pois os pontos de aplicação e as indicações mudam consideravelmente de paciente para paciente conforme variações individuais. Por isso, antes de realizar este procedimento é muito importante uma avaliação dermatológica detalhada. Na minha experiência costumo utilizar pequenas quantidades nas primeiras sessões, evitando trazer uma mudança brusca na aparência dos lábios. Isso faz com que o paciente se sinta melhor, evitando a sensação de estranheza inicial que a volumização exagerada dos lábios pode trazer.

A aplicação é dolorida?

Por se tratar de um procedimento injetável, o mesmo não pode ser considerado indolor. Mas a dor é considerada leve pela maioria das pacientes e pode ser minimizada com anestesia injetável no local, anestesia em creme e resfriamento da região. A experiência e delicadeza ao injetar o produto também são pontos fundamentais que ajudam a minimizar a dor.

Existem riscos na aplicação do ácido hialurônico labial?

Todo procedimento médico apresenta riscos. Por isso é importante que o paciente seja avaliado pelo médico antes da aplicação, identificando possíveis contraindicações para a realização do procedimento. As complicações mais comuns são hematomas, edema ( inchaço) e reações alérgicas locais.

A complicação mais grave é a possibilidade de injeção do ácido hialurônico dentro de uma artéria de maneira acidental, isso pode ocasionar danos na pele da região. Caso isso ocorra, a identificação imediata desta complicação e o tratamento precoce são decisivos para evitar sequelas. Complicações graves são raras, e podem ser tratadas prontamente quando o profissional que realiza o procedimento tem experiência e se previne com todos os cuidados necessários.

Quais são as recomendações após a aplicação do ácido hialurônico?

Recomendo que o paciente mantenha a cabeça mais elevada por 2 horas e que se possível não pratique atividade física nas primeiras 24 horas após a aplicação. Aplicar gelo nos primeiros 2 dias e dormir com a cabeceira mais elevada também são dicas valiosas que ajudam muito na recuperação deste procedimento. Em caso de hematomas, é necessário ter cuidados com a exposição solar.

O procedimento pode ser revertido?

Sim, o procedimento pode ser revertido com a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase. Essa mesma enzima também é utilizada para reverter alguns tipos de complicações.

Quais são as contraindicações deste procedimento?

Este procedimento não deve ser realizado por gestantes e nem por portadores de algumas doenças auto-imunes.  Lactantes em aleitamento exclusivo também devem evitar este procedimento.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Sidiane Ferreira
Sidiane Ferreira
Melhor Dermato! Tenho uma assimetria de face, o que torna mais delicado os procedimentos e ela sempre acerta!
beatriz silveira
beatriz silveira
Dra Lilian transmite confiança e segurança com gentileza. Profissional dedicada.
Jacques Machado
Jacques Machado
Sempre muito bem atendido e recebendo tratamentos dermatológicos de ponta. Excelente profissional!!!
Lisie De Luca Maciel
Lisie De Luca Maciel
Profissional dedicada e competente! 😍😍🤞
Tatiana Freitas
Tatiana Freitas
É sempre uma experiência muito agradável ser atendida pelas mãos de anjo da Dr. Lilian! Profissional cuidadosa e atualizada . O consultório tem um ambiente acolhedor desde a recepção.Super recomendo!
Andresa Florianópolis
Andresa Florianópolis
Tive o imenso prazer de ser atendida pela Dra. Me senti segura, acolhida e realmente cuidada. Meu caso foi solucionado logo no primeiro tratamento o que confirma seu conhecimento e capacidade. Pessoa simpática, educada e também "linda por fora". Adorei, super indico.
Luana Schmitt
Luana Schmitt
Excelente profissional! Super atenciosa, com explicações detalhadas, sempre investigando inúmeras possibilidades, só elogios e agradecimento ao atendimento de sempre da doutora Lilian!
Leandro Abel
Leandro Abel
Dra Lilian é uma excelente profissional, cuida dos seus pacientes como poucos médicos. Na consulta, explica tudo bem detalhado e nos deixa bem a vontade.
Sabrina Segalla
Sabrina Segalla
Dra. Lilian. Experiente, explicou muito bem, me senti confortável para escolher o melhor tratamento. Amei o resultado.
Entrar em contato
Agende sua Consulta!
Dra Lilian Dermatologista
Olá, acessei o site e gostaria de informações adicionais sobre a consulta da Dra Lilian!