Florianópolis
Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Florianópolis
Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
A toxina botulínica age bloqueando a contração muscular e tratando dessa maneira, indiretamente, as rugas que se formam em consequência dessa contração. Por isso, a toxina não é aplicada diretamente na ruga, mas sim no músculo.
A região clássica de aplicação da toxina botulínica é o terço superior da face, a qual engloba as linhas de expressão da região frontal (testa), orbital (pés de galinha) e glabela (vincos entre as sobrancelhas).
Em alguns pacientes podemos tratar também as rugas do nariz (“bunny” lines) e o queixo enrugado ou celulítico. Ainda na face, pontos para elevar o canto do lábio e a ponta do nariz também podem ser utilizados. O contorno facial e o pescoço também se beneficiam da aplicação da toxina botulínica, por isso nessa região o tratamento já é frequentemente praticado.
Além das regiões citadas acima, também podemos tratar o sorriso gengival, melhorando aquele aspecto de sorriso profundo quando a gengiva fica excessivamente exposta.
Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o procedimento, que dependerá do grau de contração muscular.
De maneira geral a aplicação ocorre a partir dos 30 anos de idade. Quando realizamos a toxina antes de as linhas ou rugas estarem presentes chamamos o tratamento de Botox Preventivo.
O efeito inicia entre 48 e 72 horas e gradualmente aumenta sua ação, tornando-se completo em aproximadamente15 dias. Mas cada organismo responde de uma maneira diferente, por isso alguns pacientes podem perceber o efeito inicial apenas no quinto dia, por exemplo, sem que isso seja um problema.
Os resultados costumam durar de 4 a 6 meses. Porém, o tempo exato que cada paciente leva para eliminar a toxina não pode ser estimado precisamente pelo médico.
Em alguns casos o aumento da dose utilizada pode conferir uma duração maior. Porém o aumento da dose pode deixar a aparência mais congelada, ou seja menos natural.
Mas há casos, em que a mesma técnica de aplicação (considerando dose, marca do produto e pontos de aplicação) pode ter durabilidade variável no mesmo paciente. Por isso, entenda que não há uma garantia de tempo em relação a duração do efeito da toxina.
Atualmente consideramos 4 ou 5 meses uma duração aceitável para este procedimento. Lembrando que a ação não termina de maneira repentina, logo após o pico de ação em 15 dias existe um tempo platô com estabilidade da ação que se perde gradualmente até chegar nos 4 ou 5 meses de duração total estimada.
Alguns fatores podem influenciar na durabilidade do resultado, entre eles padrão de sono inadequado, tabagismo, excesso de atividade física, stress e a dose utilizada.
Sim, existem marcar diferentes. Na minha prática dermatológica utilizo as marcas nas quais mais confio e que os laboratórios fabricantes estão há mais tempo no mercado. As marcas mais utilizadas são: Botox, Dysport e Xeomin.
O intervalo mínimo de reaplicação é de 4 meses. Mas não há intervalo máximo recomendado. Caso você prefira, pode realizar o tratamento apenas uma vez por ano por exemplo.
O intervalo de aplicação deve ser decidido entre o paciente e o médico, levando-se em conta alguns fatores, como: grau de contração muscular, possibilidade financeira de investir em aplicações mais frequentes, necessidade de associação da aplicação da toxina com outros tratamentos, entre outros.
Não. Essa é uma grande vantagem do tratamento com toxina botulínica. Justamente por não ser definitivo, não há nenhuma obrigação na reaplicação. O fato de não reaplicar a toxina não vai fazer com que você envelheça mais rápido.
Gestantes não devem realizar este procedimento. Lactantes em aleitamento exclusivo devem evitar, mas o risco e benefício em lactentes deve ser discutido entre médico e paciente.
A aplicação da toxina pode postergar a necessidade da intervenção cirúrgica, pois atenua as rugas já formadas e previne o surgimento de novas linhas de expressão. Mas, há casos em que a flacidez intensa e excesso de pele somente podem ser corrigidos pela cirurgia plástica.
Nenhum outro, pois a toxina botulínica é a única capaz de bloquear a contração muscular. Os outros tratamentos podem preencher as rugas, deixa-las menos profundas ou tratar a flacidez da pele, mas o mecanismo de ação e os resultados esperados são diferentes.
Este procedimento requer conhecimento médico, técnica e treinamento adequados. Por isso deve ser aplicado por médicos, preferencialmente dermatologistas e cirurgiões plásticos. Procure referências em relação a formação do profissional.
O resultado natural pode ser obtido quando o procedimento é realizado por profissional experiente que seja capaz de individualizar o tratamento. O tratamento é personalizado para cada paciente e varia de acordo com as características clínicas, os desejos e as expectativas. Ou seja, cada pessoa apresenta um padrão de contração facial e a escolha dos locais certos e da dose adequada pode trazer resultados bem naturais.
Além disso, cada paciente apresenta um perfil e cabe ao dermatologista conversar com o paciente informando os resultados possíveis que podem ser alcançados e escolhendo o mais adequado para cada um.
Não, este resultado não é secundário a aplicação de toxina botulínica, pois este tratamento não é capaz de aumentar o volume de nenhuma região do rosto.
Não obrigatoriamente. A aplicação permite que o médico opte por elevar ou não a sobrancelha, de acordo com a necessidade de cada caso.
Por haver a necessidade de injeção da toxina este procedimento não pode ser considerado indolor. Mas a dor é considerada leve pela maioria das pacientes e pode ser minimizada com anestesia em creme e resfriamento local.
Todo procedimento médico apresenta riscos. Por isso é importante que o paciente seja avaliado pelo médico antes da aplicação, identificando possíveis contraindicações para a realização do procedimento.
É recomendado que as áreas onde aplicamos a toxina não recebam massagem, que o paciente mantenha a cabeça mais elevada por 2 horas e que se possível não pratique atividade física nas primeiras 24 horas após a aplicação. Em caso de hematomas, se evite a exposição solar.
A aplicação de toxina botulínica com a Dra. Lilian De Luca Maciel é realizada na clínica dermatológica Lis Medicina, localizada no complexo hospitalar Baia Sul Medical Center em Florianópolis.
É necessário uma avaliação médica antes do procedimento para alinhar expectativas, como o que esperar se resultado, sanar possíveis dúvidas e identificar possíveis contra-indicações.
Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD
Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)
Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)
Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.
Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD
Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)
Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)
Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.
Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.