dra-lilian_dermato_logo-01

Toxina botulínica

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Toxina botulínica

Florianópolis

Dra. Lilian De Luca Maciel – Dermatologista
CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Toxina Botulínica: como ela age?

A toxina botulínica age bloqueando a contração muscular e tratando dessa maneira, indiretamente, as rugas que se formam em consequência dessa contração. Por isso, a toxina não é aplicada diretamente na ruga, mas sim no músculo.

Em que regiões a toxina botulínica pode ser aplicada?

A região clássica de aplicação da toxina botulínica é o terço superior da face, a qual engloba as linhas de expressão da região frontal (testa), orbital (pés de galinha) e glabela (vincos entre as sobrancelhas).

Em alguns pacientes podemos tratar também as rugas do nariz (“bunny” lines) e o queixo enrugado ou celulítico. Ainda na face, pontos para elevar o canto do lábio e a ponta do nariz também podem ser utilizados. O contorno facial e o pescoço também se beneficiam da aplicação da toxina botulínica, por isso nessa região o tratamento já é frequentemente praticado.

Além das regiões citadas acima, também podemos tratar o sorriso gengival, melhorando aquele aspecto de sorriso profundo quando a gengiva fica excessivamente exposta.

Qual a idade mínima para fazer o tratamento com a toxina botulínica?

Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o procedimento, que dependerá do grau de contração muscular.

De maneira geral a aplicação ocorre a partir dos 30 anos de idade. Quando realizamos a toxina antes de as linhas ou rugas estarem presentes chamamos o tratamento de Botox Preventivo.

Quanto tempo, após a aplicação, a toxina botulínica faz efeito?

O efeito inicia entre 48 e 72 horas e gradualmente aumenta sua ação, tornando-se completo em aproximadamente15 dias. Mas cada organismo responde de uma maneira diferente, por isso alguns pacientes podem perceber o efeito inicial apenas no quinto dia, por exemplo, sem que isso seja um problema.

Quanto tempo duram os resultados do tratamento com toxina botulínica?

Os resultados costumam durar de 4 a 6 meses. Porém, o tempo exato que cada paciente leva para eliminar a toxina não pode ser estimado precisamente pelo médico.

Em alguns casos o aumento da dose utilizada pode conferir uma duração maior. Porém o aumento da dose pode deixar a aparência mais congelada, ou seja menos natural.

Mas há casos, em que a mesma técnica de aplicação (considerando dose, marca do produto e pontos de aplicação) pode ter durabilidade variável no mesmo paciente. Por isso, entenda que não há uma garantia de tempo em relação a duração do efeito da toxina.

Atualmente consideramos 4 ou 5 meses uma duração aceitável para este procedimento. Lembrando que a ação não termina de maneira repentina, logo após o pico de ação em 15 dias existe um tempo platô com estabilidade da ação que se perde gradualmente até chegar nos 4 ou 5 meses de duração total estimada.

Que fatores podem reduzir o tempo de duração da toxina botulínica?

Alguns fatores podem influenciar na durabilidade do resultado, entre eles padrão de sono inadequado, tabagismo, excesso de atividade física, stress e a dose utilizada.

Existem marcas diferentes de toxina botulínica?

Sim, existem marcar diferentes. Na minha prática dermatológica utilizo as marcas nas quais mais confio e que os laboratórios fabricantes estão há mais tempo no mercado. As marcas mais utilizadas são: Botox, Dysport e Xeomin.

Em quanto tempo devo refazer o tratamento?

O intervalo mínimo de reaplicação é de 4 meses. Mas não há intervalo máximo recomendado. Caso você prefira, pode realizar o tratamento apenas uma vez por ano por exemplo.

O intervalo de aplicação deve ser decidido entre o paciente e o médico, levando-se em conta alguns fatores, como: grau de contração muscular, possibilidade financeira de investir em aplicações mais frequentes, necessidade de associação da aplicação da toxina com outros tratamentos, entre outros.

Após o término do efeito da toxina botulínica, a reaplicação é obrigatória?

Não. Essa é uma grande vantagem do tratamento com toxina botulínica. Justamente por não ser definitivo, não há nenhuma obrigação na reaplicação. O fato de não reaplicar a toxina não vai fazer com que você envelheça mais rápido.

Gestantes e lactantes podem se submeter a toxina botulínica?

Gestantes não devem realizar este procedimento. Lactantes em aleitamento exclusivo devem evitar, mas o risco e benefício em lactentes deve ser discutido entre médico e paciente.

A toxina botulínica substitui a cirurgia plástica?

A aplicação da toxina pode postergar a necessidade da intervenção cirúrgica, pois atenua as rugas já formadas e previne o surgimento de novas linhas de expressão. Mas, há casos em que a flacidez intensa e excesso de pele somente podem ser corrigidos pela cirurgia plástica.

Algum outro tratamento dermatológico pode substituir a aplicação da toxina botulínica?

Nenhum outro, pois a toxina botulínica é a única capaz de bloquear a contração muscular. Os outros tratamentos podem preencher as rugas, deixa-las menos profundas ou tratar a flacidez da pele, mas o mecanismo de ação e os resultados esperados são diferentes.

Como posso realizar este procedimento com segurança?

Este procedimento requer conhecimento médico, técnica e treinamento adequados. Por isso deve ser aplicado por médicos, preferencialmente dermatologistas e cirurgiões plásticos. Procure referências em relação a formação do profissional.

Como obter um resultado natural?

 O resultado natural pode ser obtido quando o procedimento é realizado por profissional experiente que seja capaz de individualizar o tratamento. O tratamento é personalizado para cada paciente e varia de acordo com as características clínicas, os desejos e as expectativas. Ou seja, cada pessoa apresenta um padrão de contração facial e a escolha dos locais certos e da dose adequada pode trazer resultados bem naturais.

Além disso, cada paciente apresenta um perfil e cabe ao dermatologista conversar com o paciente informando os resultados possíveis que podem ser alcançados e escolhendo o mais adequado para cada um.

A toxina botulínica pode deixar os lábios aumentados de volume ou aumentar as maçãs do rosto?

Não, este resultado não é secundário a aplicação de toxina botulínica, pois este tratamento não é capaz de aumentar o volume de nenhuma região do rosto.

A sobrancelha torna-se elevada após a aplicação?

Não obrigatoriamente. A aplicação permite que o médico opte por elevar ou não a sobrancelha, de acordo com a necessidade de cada caso.

A aplicação de toxina botulínica é dolorida?

Por haver a necessidade de injeção da toxina este procedimento não pode ser considerado indolor. Mas a dor é considerada leve pela maioria das pacientes e pode ser minimizada com anestesia em creme e resfriamento local.

Existem riscos na aplicação da toxina botulínica?

Todo procedimento médico apresenta riscos. Por isso é importante que o paciente seja avaliado pelo médico antes da aplicação, identificando possíveis contraindicações para a realização do procedimento.

Quais são as recomendações após a aplicação da toxina botulínica?

É recomendado que as áreas onde aplicamos a toxina não recebam massagem, que o paciente mantenha a cabeça mais elevada por 2 horas e que se possível não pratique atividade física nas primeiras 24 horas após a aplicação. Em caso de hematomas, se evite a exposição solar.

Onde é realizado o tratamento?

A aplicação de toxina botulínica com a Dra. Lilian De Luca Maciel é realizada na clínica dermatológica Lis Medicina, localizada no complexo hospitalar Baia Sul Medical Center em Florianópolis.

É necessário uma avaliação médica antes do procedimento para alinhar expectativas, como o que esperar se resultado, sanar possíveis dúvidas e identificar possíveis contra-indicações.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

DRA. LILIAN DE LUCA MACIEL

Dermatologista – CRM/SC 13652 | RQE: 8191
Florianópolis / SC
Especialista pela SBD

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (2006)

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso. (2009)

Membro da sociedade Brasileira de dermatologia.

Estágio em Tricologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Sidiane Ferreira
Sidiane Ferreira
Melhor Dermato! Tenho uma assimetria de face, o que torna mais delicado os procedimentos e ela sempre acerta!
beatriz silveira
beatriz silveira
Dra Lilian transmite confiança e segurança com gentileza. Profissional dedicada.
Jacques Machado
Jacques Machado
Sempre muito bem atendido e recebendo tratamentos dermatológicos de ponta. Excelente profissional!!!
Lisie De Luca Maciel
Lisie De Luca Maciel
Profissional dedicada e competente! 😍😍🤞
Tatiana Freitas
Tatiana Freitas
É sempre uma experiência muito agradável ser atendida pelas mãos de anjo da Dr. Lilian! Profissional cuidadosa e atualizada . O consultório tem um ambiente acolhedor desde a recepção.Super recomendo!
Andresa Florianópolis
Andresa Florianópolis
Tive o imenso prazer de ser atendida pela Dra. Me senti segura, acolhida e realmente cuidada. Meu caso foi solucionado logo no primeiro tratamento o que confirma seu conhecimento e capacidade. Pessoa simpática, educada e também "linda por fora". Adorei, super indico.
Luana Schmitt
Luana Schmitt
Excelente profissional! Super atenciosa, com explicações detalhadas, sempre investigando inúmeras possibilidades, só elogios e agradecimento ao atendimento de sempre da doutora Lilian!
Leandro Abel
Leandro Abel
Dra Lilian é uma excelente profissional, cuida dos seus pacientes como poucos médicos. Na consulta, explica tudo bem detalhado e nos deixa bem a vontade.
Sabrina Segalla
Sabrina Segalla
Dra. Lilian. Experiente, explicou muito bem, me senti confortável para escolher o melhor tratamento. Amei o resultado.
Entrar em contato
Agende sua Consulta!
Dra Lilian Dermatologista
Olá, acessei o site e gostaria de informações adicionais sobre a consulta da Dra Lilian!